Final de agosto será de chuva no Centro-Sul do país
Após longa estiagem, os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, voltam a receber precipitações na próxima semana
Entre os dias 25 e 29, tem previsão de chuva sobre vários pontos do Centro-Sul do país, com destaque para o leste gaúcho e o planalto sul catarinense, onde os acumulados podem chegar aos 70 mm. A partir do dia 26, essa chuva também avança para São Paulo e para o estado de Mato Grosso do Sul, onde os acumulados também podem ser altos, ficando entre os 30 e 70 mm.
Após essa chuvarada, também tem previsão para queda nas temperaturas. Modelos climatológicos indicam que as mínimas podem ficar entre 3°C e 6°C no Rio Grande do Sul, com risco para geada em todo estado. Nas áreas entre Santa Catarina e o Paraná, as mínimas variam entre 6°C e 12°C. Esse frio também chega ao Centro-Oeste e Sudeste brasileiro, mas sem risco para geadas.
Mas mesmo com previsão de chuva e redução nas temperaturas, o calorão ainda não acabou. Neste início de semana, as máximas ainda serão elevadas no Centro-Oeste, Sudeste, sul da região Norte e no interior nordestino. A semana já começa com previsão de chuva nas áreas do sul, campanha e fronteira oeste do Rio Grande do Sul; esses acumulados não serão tão volumosos e são causados por uma área de baixa pressão que atua no estado gaúcho. Nas demais áreas da região, o tempo fica encoberto, com temperaturas relativamente altas durante as tardes.
Nas áreas do Norte e Nordeste do país, também tem previsão de chuva nesta segunda-feira (23). O dia começa sem muitas mudanças, com precipitações sobre as áreas litorâneas entre o Rio Grande do Norte e a Bahia, além da faixa norte do Maranhão. Na região nortista, a combinação de calor e umidade favorece a formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva entre o norte de Rondônia, Acre Amazonas, Roraima, Amapá e norte do Pará.
No Sudeste e Centro-Oeste brasileiro, tem previsão de aumento da nebulosidade no litoral paulista, sul de Mato Grosso do Sul e na faixa Sul de Goiás, mas sem previsão de chuva, e o dia segue com altas temperaturas e tempo firme nas duas regiões.
Mais detalhes, no AgroClima de hoje (23).