Exportações de hortifrúti batem recorde no 1º trimestre com impulso da demanda internacional
Com o mercado externo aquecido, setor brasileiro de frutas e hortaliças registra volume histórico de embarques nos primeiros três meses de 2025
As exportações de frutas brasileiras atingiram um novo recorde no primeiro trimestre de 2024, com um aumento de 28% em volume em comparação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 286 mil toneladas. Em termos de receita, os valores superaram 272 milhões de dólares (FOB), representando um crescimento de 7%. Esses números são os mais altos desde o início da série histórica do Comex Stat, em 1997.
Os principais responsáveis por esse desempenho foram as exportações de melões e melancias, que cresceram 25% e 60%, respectivamente. Além disso, as frutas cítricas, como limões e limas, também se destacaram, com embarques 20% superiores em relação ao ano passado. Juntas, mangas, bananas e mamões contribuíram com quase 25% do volume total exportado.
Embora ainda seja cedo para prever um novo recorde nas exportações brasileiras para 2025, a tendência é de que o setor apresente resultados bastante positivos nos meses seguintes.. Espera-se um aumento no volume exportado de frutas do Nordeste, especialmente mangas e uvas, no segundo semestre, o que pode fortalecer ainda mais o cenário positivo para o setor.
Informações: Hfbrasil.org.br e Comex Stat