Exportações de banana do Brasil disparam e triplicam em março

Aumento expressivo nas vendas externas foi impulsionado pela maior demanda internacional e boa oferta da fruta no mercado nacional

16/04/2025 às 11:22 atualizado por Allana Ferrsouza - SBA
Siga-nos no Google News

As exportações de banana do Brasil apresentaram um aumento significativo em março, triplicando o volume em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o Comex Stat, foram exportadas 7,6 mil toneladas, um crescimento de 210% em comparação a março do ano passado. A receita também subiu, alcançando US$ 2,9 milhões (FOB), um aumento de 118% na mesma comparação.

Os principais destinos das exportações foram o Mercosul, que representou 81% do total, e a União Europeia, com 16%. Dentro do Mercosul, Argentina e Uruguai se destacaram, com aumentos superiores a 265% nas importações de banana brasileira. Segundo agentes do setor, esse crescimento se deve à redução da oferta nos principais concorrentes, como Bolívia e Paraguai, que elevaram os preços da fruta, tornando a banana brasileira mais atrativa.

Para abril, espera-se uma leve redução no volume exportado devido à menor oferta nas principais regiões exportadoras. No entanto, a expectativa é de que as exportações voltem a crescer em maio, com a maior disponibilidade do produto.

Informações: HF Brasil e Comex Stat