Exportação de carne de frango aponta recorde em 2022
Segundo a Conab, a tendência é que cresça em 6%
Ultrapassando 4,7 milhões de toneladas, as exportações de carne de frango tendem a crescer 6% e podem atingir um novo recorde neste ano, como aponta a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) nesta segunda-feira (1º).
É esperado também um aumento para os embarques de carne bovina na ordem de 15%, sendo estimado em 2,84 milhões de toneladas. Em caminho contrário, o mercado de suínos apresenta uma desaceleração, principalmente pelo mercado chinês que vem recuperando lentamente sua produção. Com isso, as exportações apontam para uma ligeira queda de aproximadamente 2%, e sendo estimada em pouco mais de 1 milhão de toneladas.
Diante de uma produção estável em torno de 28 milhões de toneladas e mesmo com o aumento nas vendas ao mercado externo de aves e bovinos, a disponibilidade per capita de carnes no país se mantém acima de 90 quilos por ano, volume que garante o abastecimento brasileiro.
A produção se mantém próxima a 15 milhões de toneladas para aves, o que garante uma disponibilidade per capita de 48,6 quilos por habitante no ano. O índice, que atingiu o maior nível no ano passado chegando a 50,5 kg, apresenta uma ligeira queda de 3%, dada a pequena redução da oferta, aumento das exportações e crescimento da população brasileira.
Para os suínos, é esperada a maior produção para a série histórica, sendo estimada em 4,84 milhões de toneladas, um acréscimo de cerca de 3% na oferta do produto quando comparado com 2021. Esse cenário contribui para a tendência de leve aumento na disponibilidade per capita de carne suína no mercado brasileiro, saindo de 16,9 para 17,5 kg por habitante/ano, o que implica em maior oferta e pressão de baixa para os preços do produto.
A produção de carne bovina tende a manter o comportamento de redução na oferta, uma vez que a demanda no mercado interno está lenta. Devem ser produzidas 8,1 milhões de toneladas de carnes com expectativa para que a disponibilidade per capita fique em torno de 25 quilos por habitante/ano.
Com informações da Conab
Foto capa: Pixabay
*Com supervisão de Elaine Silva, jornalista.