Documentário 'Rotas Monçoeiras: A História de um Rio e seu Povo' neste sábado às 18h30 no Canal do Boi

Filme conta a história das expedições que deram origem a Coxim, Camapuã e região em Mato Grosso do Sul

04/01/2025 às 08:00 atualizado por Karine Pegoraro - SBA
Siga-nos no Google News

 

Neste sábado às 18h30 no Canal do Boi, você confere o longa-metragem "Rotas Monçoeiras: A História de um Rio e seu Povo", produzido pela ZoomMira Filmes e Van Life Studio. 

Retratando importantes expedições fluviais realizadas nos séculos XVIII e XIX entre São Paulo e Mato Grosso após a descoberta do ouro em Cuiabá, o documentário revela o significado destas viagens na construção histórica de Mato Grosso do Sul.

O trabalho de pesquisa de Cid Nogueira, Silas Ismael e Ariel Albrecht, relata a história do Rio Coxim como uma das mais importantes vias de acesso ao extremo oeste do Brasil durante as Bandeiras e Monções Paulistas, desde seus primeiros registros históricos até os dias atuais, com a existência da APA – Área de Proteção Ambiental Rio-cênico Rotas Monçoeiras – em um recorte de cerca de 300 anos. Aborda desde a ocupação efetiva do oeste brasileiro e da América do Sul até os problemas socioambientais enfrentados atualmente na referida unidade, apresentando uma narrativa imparcial e propositiva. 

Com a participação de autoridades no assunto, o longa-metragem confere ao rio um status tanto como objeto de estudo ambiental quanto como patrimônio cultural sul-mato-grossense, despertando a curiosidade e o interesse do espectador pela temática abordada.

 

 

Informações: Assessoria