Dados do Imea apontam lentidão nas vendas de milho
Análise do Instituto indica que a comercialização do cereal avançou pouco em relação ao último relatório
O Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária) divulgou nesta segunda-feira (9) o relatório de comercialização de milho para as safras 2021/22 e 2022/23 em Mato Grosso. De acordo com os dados as vendas avançaram 3,34% para a safra 2021/22 em relação ao último relatório e finalizou o mês de abril deste ano com 57,8% da produção comercializada do milho estimado para a próxima temporada.
Apesar do avanço, houve uma desaceleração na comercialização e está 15,94% atrasada em comparação à safra anterior, uma vez que o produtor está cauteloso nas negociações, no aguardo de preços mais valorizados nos próximos meses. Além disso, incertezas quanto à produtividade do cereal motivado pela redução das chuvas no estado também limitaram as vendas no último mês.
Em relação à safra 2022/23, o volume comercializado em abril de 2022 foi de 0,80 p.p. e finalizou o mês com 9,43% da produção estimada para a temporada.
Devido às incertezas quanto à oferta e o preço dos fertilizantes para a safra futura, bem como nos preços futuros do cereal, o produtor está receoso para fechar negócios e travar seus custos.
O relatório completo pode ser acessado aqui.
Com informações do IMEA
Foto de capa: Wenderson Araújo/Trilux