Copom eleva taxa básica de juros para 6,25% ao ano
Patamar é o nível mais alto desde julho de 2019
Economia
Conforme previram analistas do mercado financeiro, o Comitê de Política Monetária (Copom), por unanimidade, elevou a taxa Selic – juros básicos da economia – de 5,25% para 6,25% ao ano. Esse foi o quinto reajuste consecutivo.
A taxa está no nível mais alto desde julho de 2019, quando esteve em 6,5% ao ano. Entre março a junho, o Copom elevou a taxa em 0,75 ponto percentual em cada encontro. No início de agosto, o BC passou a aumentar a Selic em 1 ponto a cada reunião.
A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
O Copom informou, em comunicado, que deverá elevar novamente a Selic em um ponto percentual na próxima reunião, no fim de outubro.
Com o teto da meta de inflação estourado em 2021, o órgão informou que trabalha para trazer a inflação de volta para o intervalo da meta em 2022 e, “em algum grau”, em 2023.
De acordo com o boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras, divulgada pelo BC, a inflação oficial deverá fechar o ano em 8,35%.
Com informações Agência Brasil / Foto: Marcello Casal Jr - Agência Brasil