Conab lidera iniciativa internacional para fortalecer a segurança alimentar na Colômbia

Missão técnica leva expertise brasileira em políticas públicas de abastecimento e combate à fome para apoiar ações estratégicas no país vizinho

27/05/2025 às 09:20 atualizado por Redação - SBA
Siga-nos no Google News

Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estão na Colômbia até 30 de maio em uma missão internacional voltada ao combate à fome. A ação integra um projeto de cooperação técnica com foco no aprimoramento do sistema colombiano de compras públicas de alimentos.

Com duração prevista de dois anos, o projeto tem como objetivo compartilhar a experiência brasileira na gestão de políticas públicas para reduzir a insegurança alimentar. A iniciativa inclui cursos e oficinas sobre temas como Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), ferramentas operacionais da PGPM e metodologias de cálculo de custos de produção.

A delegação brasileira é composta por quatro especialistas da Conab. Isabela Schoellkopf coordena a missão e apresenta a estrutura da companhia; Sued Wilma Caldas Melo ministra conteúdo sobre a PGPM; Adriene Alves de Melo aborda os custos de produção; e Rogério Wilson Gonçalves trata das operações e compras públicas via leilão eletrônico.

A ação é resultado da cooperação entre instituições dos dois países. Do lado brasileiro, participam a Conab e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC). Representando a Colômbia, atuam a Agência Nacional de Compras Públicas (ANCP) e a Agência Presidencial de Cooperação (APC).

A missão se insere no contexto de fortalecimento das políticas colombianas de compras públicas, impulsionado pela Lei nº 2.046 de 2020. O projeto busca adaptar experiências brasileiras de sucesso à realidade local, desenvolvendo mecanismos mais eficientes para aquisição de alimentos e formação de preços mínimos.

Informações: Companhia Nacional de Abastecimento(Conab)