CNA debate inovação sustentável na cadeia do milho
Entidade participou do 3º Congresso Abramilho, em Brasília
O presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas, André Dobashi, integrou o talk show "Cases de Inovações Sustentáveis", durante o 3º Congresso da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho).
O evento realizado em Brasília discutiu os desafios e as oportunidades da cadeia do grão diante das transformações globais.
Durante o painel, Dobashi destacou que os produtores rurais já compreendem a produção de milho como um sistema integrado, baseado no plantio direto e em um manejo eficiente e sustentável.
“O processo envolve diversas etapas que precisam ser gerenciadas com conhecimento técnico para que o produtor consiga expressar todo o potencial da cultura, minimizando a dependência de fertilizantes”, afirmou.
Segundo ele, esse é justamente o foco do trabalho do Senar quando oferece capacitação aos produtores rurais com base em boas práticas e tecnologias sustentáveis.
Frederico Durães, chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, destacou que o atual cenário do agronegócio brasileiro impõe a necessidade de unir domínio tecnológico, bioeconomia e resposta às mudanças climáticas.
“Precisamos perceber o milho em toda sua complexidade, como semente, planta, plantação e grão para desenvolver um conjunto de inovações científicas que atendam a um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo”, concluiu.
Emanuel Fontana, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Syngenta, reforçou que inovação e sustentabilidade devem caminhar juntas.
“Buscamos desenvolver ferramentas e tecnologias alinhadas às necessidades reais do produtor rural, de forma que ele possa superar desafios e aumentar a produtividade com eficiência”, disse.
Já Marcio Farah, diretor-geral da Pivot Bio, abordou o papel fundamental do nitrogênio na cultura do milho e apresentou soluções inovadoras para fontes sustentáveis desse elemento químico, capazes de aliar produtividade e menor impacto ambiental.
Fonte: CNA