Boletim do Copaaergs traz orientações técnicas para cultivo durante o inverno de 2025

As previsões apresentadas pelo boletim são baseadas no modelo estatístico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

07/07/2025 às 10:01 atualizado por Redação - SBA
Siga-nos no Google News

Há uma probabilidade de 68% da manutenção das condições de neutralidade no clima durante o inverno deste ano no Rio Grande do Sul. É o que aponta o Boletim trimestral do Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (Copaaergs), coordenado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). As previsões apresentadas pelo boletim são baseadas no modelo estatístico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

O prognóstico indica chuvas variando de normal a ligeiramente acima da média na maioria das regiões no trimestre julho-agosto-setembro. Agosto deverá ser o mês com os maiores desvios positivos, seguido de setembro. Julho pode apresentar irregularidade nas precipitações, com algumas áreas do estado até abaixo da média. As temperaturas devem ficar entre normal a acima da média, especialmente mais ao Norte do estado.

O quadro técnico do Copaaergs destaca que, dado o histórico de irregularidade de chuvas no Rio Grande do Sul, os produtores devem aproveitar o período do inverno para investir no armazenamento de água.

Outras medidas recomendadas são: adotar práticas de manejo e conservação do solo, privilegiando o sistema plantio direto; manter a cobertura vegetal do solo; priorizar a rotação de culturas e o cultivo em nível; fazer terraceamento onde for necessário, para reduzir efeitos da enxurrada; manter matas ciliares; e considerar sistemas de cultivo integrados, como lavoura-pecuária e lavoura-pecuária-floresta.

O boletim do Copaaergs é elaborado a cada três meses por especialistas em Agrometeorologia de 16 entidades estaduais e federais ligadas à agricultura ou ao clima. O documento também lista uma série de orientações técnicas para as culturas do período.

Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação