Banco Central reporta vazamento de dados de 137,3 mil chaves Pix
Exposição foi a quarta registrada desde o lançamento do sistema de pagamento
Dados de cerca de 137,3 mil chaves Pix vinculadas ao método de pagamento instantâneo do Posto Ipiranga, ‘Abastece Aí’, foram vazados, segundo informações divulgadas nesta sexta-feira (16), pelo BC (Banco Central). A exposição, que aconteceu entre 1º de julho e 14 de setembro, foi a quarta registrada desde o lançamento do sistema, em novembro de 2020.
Como cada pessoa física pode ter até cinco chaves, e cada pessoa jurídica até 20, o BC informou que o total de clientes afetados chega a 137.122. Foram divulgados dados cadastrais que não afetam a movimentação de dinheiro e nem o sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos. O incidente expôs o nome de usuário, CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), instituição de relacionamento, agência, número e tipo de conta, e data de criação da chave Pix.
De acordo com o BC, todos os clientes com informações divulgadas serão comunicados por meio do aplicativo de pagamento ou do internet banking da instituição de relacionamento.
O vazamento não sinaliza que todos os dados foram expostos, mas que ficaram visíveis para terceiros e podem ter sido capturados. O caso será investigado pelo BC e o aplicativo pode ser multado, suspenso ou excluído do sistema Pix.
Com informações e foto da Agência Brasil
Com supervisão de Daniel Catuver, jornalista.*