Aumento no preço do diesel causa preocupação sobre os custos de produção na pecuária de MT
Imea realizou cálculo sobre possível impacto para compra de fertilizantes
Mercado pecuarista
Na última semana, produtores ficaram preocupados com os custos de produção pecuária, devido ao repasse da Petrobras de 4,2% nos preços do diesel. Em cálculo realizado pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), a referência foram as cotações de fertilizantes, mais especificamente a ureia, para compreender os possíveis impactos. Os insumos são utilizados no começo das águas e muitas vezes para suplementação animal.
Como resultado, foi estimado aumento nos preços em +0,5% e na região noroeste +0,6% na região centro-sul de Mato Grosso. Além disso, com o dólar em alta, há preocupação sobre os custos de aquisição do produto, tendo em vista que é realizado na moeda norte-americana. Contudo, com a forte atuação da Índia no estado com fertilizantes, há esperança que os valores sejam reduzidos com a competitividade de mercado.
Boi e vaca gorda
Os preços do boi e da vaca gorda encerraram a última semana, respectivamente, a R$ 142,27/@ e R$ 133,70/@, com acréscimos de 0,32% e 0,78%. A alta mais significativa nas fêmeas foi marcada pela maior retenção desta categoria, com incentivo maior devido ao início da estação de monta.
Mercado
A retomada da movimentação no mercado de reposição foi auxiliado pelo começo das chuvas em algumas regiões do estado, o que resultou em uma alta de 0,29% na média do bezerro de ano em comparação com a semana passada.
Abate
As escalas de abate tiveram crescimento de 1,01 dia, encerrando com média de 6,83 dias. O cenário é atribuído aos grandes volumes de animais de confinamento que foram ofertados para alguns frigoríficos na última semana.
Equivalente físico
O equivalente físico teve queda de 0,99% em comparação a semana passada, mesmo com o aumento da arroba do boi gordo. A situação está ligada à enfraquecida da demanda, comum no final do mês.
Com informações do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea)
*Texto supervisionado por Douglas Ferreira