Ar seco no interior do país e temporais no litoral do Nordeste | Previsão 5 e 6 de julho

As temperaturas continuam baixas durante a madrugada e o amanhecer no Sul e Sudeste

04/07/2025 às 14:36 atualizado por Redação - SBA
Siga-nos no Google News

No sábado, a combinação da infiltração marítima e a circulação de ventos em baixos níveis da atmosfera vai favorecer para chuva mais expressiva no litoral da Bahia até Sergipe, incluindo a Região de Salvador, onde pode acumular volumes significativos.

Na costa do Espírito Santo a chuva ainda acontece a qualquer hora do dia, mas já começa a enfraquecer no Rio de Janeiro e no litoral paulista, onde o tempo firme volta a predominar. O risco para temporais é previsto para o Norte do Brasil, entre o Amazonas, Roraima, noroeste do Pará e no Amapá, enquanto grande parte do País terá um dia de tempo firme e sem chuva. A massa de ar polar se afasta ainda mais para o oceano e o frio começa a perder força sobre o centro-sul e as temperaturas entram em gradual elevação.

Não se descarta geada mais isolada em alguns pontos da serra gaúcha e catarinense no início da manhã e na região da Mantiqueira e do Vale do Paraíba entre SP e Minas Gerais. No Sul, uma frente fria se desloca pela costa da Região, favorecendo somente para um aumento de nebulosidade pela faixa leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, e sem previsão de chuva significativa sobre os estados.

No domingo, o deslocamento da frente fria pela costa da Região Sudeste vai favorecer um aumento de nebulosidade sobre o leste de São Paulo e algumas pancadas de chuva sobre o litoral paulista e litoral sul fluminense. No Nordeste, a chuva é mais expressiva entre o litoral norte da Bahia e Sergipe, e chove moderado a forte nos litorais desde Pernambuco até o Rio Grande do Norte.

Por outro lado, no interior da Região o tempo permanece seco e quente, com queda na umidade relativa do ar nos períodos de maior aquecimento. O sol vai aparecer entre algumas nuvens passageiras sobre o Centro-Oeste e as temperaturas voltam a se elevar mais especialmente pelo Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No Sul do País, dia mais nublado e com chuva no litoral do Paraná, e os demais estados terão tempo firme e temperaturas mais baixas, devido à entrada de uma massa de ar frio que vem na retaguarda da frente fria.

O amanhecer deve contar com temperaturas baixas e não se descarta formação de geada em áreas de serra e planalto gaúcho e catarinense.

Fonte: CLIMATEMPO