Agronegócio paulista cria 3.800 postos de trabalho em abril
Expansão da safra e as chuvas ajudaram no alto número de vagas
As admissões de empregos superaram em abril deste ano o número de demissões em 3.800 vagas, conforme dados divulgados pelo novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). O agronegócio foi o setor que apresentou maior crescimento percentual em relação a março.
Esse foi o melhor resultado em quatro anos. No mesmo período do ano passado o saldo foi negativo. Nos anos anteriores, a criação de novas vagas não alcançou a metade das registradas em 2023.
A cana de açúcar teve forte influência no saldo positivo, assim como milho e café, seguido pelas atividades de preparação da lavoura que apoiam a agricultura.
A perspectiva de aumento da produção na safra 2022/2023 é um dos motivos que explicam essa melhora, com informações do estudo levantado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Há ainda cuidados que auxiliam o aumento da produtividade, como o preparo, adubação, correção de acidez do solo e controle de disponibilidade hídrica. Por isso, o alto índice de chuvas registrado no fim do verão impulsionou a produtividade nas lavouras, principalmente as que geraram muitos empregos. A cana-de-açúcar precisa de um alto volume de água para um bom rendimento.
Com informações do Caged
Foto capa: Pixabay
*Com supervisão de Thiago Gonçalves, jornalista.